quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro esteve em Goiânia neste sábado (05/12) para o evento para inauguração de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no Jardins do Cerrado IV, ao lado do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Iris Rezende, e aproveitou o momento para defender o posicionamento de volta às aulas presenciais, “mas não a qualquer custo”.
Em sua fala, Milton lembrou da portaria publicada pelo Ministério da Educação nesta semana, que determinava o retorno das aulas presenciais para as instituições federais de ensino superior a partir de 04 de janeiro de 2021. Entretanto, o MEC, após críticas de entidades de reitores, recuou na obrigatoriedade.
“Estamos agora num momento dessa pandemia, com todo o cuidado. Eu deixei claro através de uma recente portaria que o desejo, o programa de governo é o retorno presencial. Claro, não o retorno inconsequente, não a qualquer custo, não expondo as pessoas mais frágeis, mas temos que apontar o retorno. Precisamos dar um primeiro passo”, afirmou. “Não podemos deixar para o final do ano que vem”, concluiu.
O ministro ainda reforçou que há dificuldades de garantir acesso a todos os alunos à internet para que eles possam seguir com atividades remotas. Citou que 114 mil escolas públicas já foram habilitadas no programa que beneficia os estudantes com acesso à rede, mas ainda restam 25 mil. “Estamos trabalhando nisso. Temos apoiado estados e municípios para sanar esse problema”, disse.
E antecipou que o retorno deve ocorrer, mesmo que seja de forma híbrida, e “sempre com respeito às normas de biossegurança”. Ele garantiu que na próxima semana deve haver uma decisão sobre o tema.
(Informações da CBN)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.