sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (4), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, garantiu em nota que as Forças Armadas do Brasil, isto é, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, possuem o “compromisso” de estarem “sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”. Esta afirmação vem após o presidente Jair Bolsonaro dizer, em manifestação neste domingo (3), não aceitar interferências e confirmar possuir o apoio das Forças Armadas.
Na nota, Fernando Azevedo ainda comunicou que a liberdade de expressão é “requisito fundamental de um país democrático”, e dessa forma, “qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”.
No protesto deste domingo contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, que contou com agressões físicas e verbais de manifestantes à imprensa, o presidente afirmou desejar independência dos Três Poderes (que são os pilares da democracia brasileira) e possuir o apoio das Forças Armadas. (leia mais aqui)
“Nós queremos o melhor pro nosso país, queremos independência verdadeira dos Três Poderes e não apenas na letra da Constituição. Não queremos isso. Interferência não vamos admitir mais interferência, acabou a paciência vamos levar esse país pra frente (...) vocês sabem que o povo está conosco, as Forças Armadas (...)”, disse Bolsonaro, na ocasião.
Leia na íntegra a nota divulgada pelo Ministério da Defesa, responsável pelas Forças Armadas:
As Forças Armadas cumprem a sua missão Constitucional.
Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País.
A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável.
O Brasil precisa avançar. Enfrentamos uma Pandemia de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis, que requer esforço e entendimento de todos.
As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso.
Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado da Defesa
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10