terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Ministra da Agricultura defende mais registros de agrotóxicos

POR Jornal Somos | 07/08/2019
Ministra da Agricultura defende mais registros de agrotóxicos
A

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, defendeu nesta terça-feira (6) o registro de novos agrotóxicos e afirmou que os consumidores não estão sendo prejudicados com a liberação de defensivos agrícolas.

 

Dados do Ministério da Agricultura indicam que a quantidade de pesticidas registrados vem aumentando nos últimos quatro anos. Neste ano, até julho, 262 registros foram liberados.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, 2.201 pesticidas estão disponíveis para comercialização no país. Na última quinta-feira (1º), a Anvisa publicou a reclassificação de 1.924 agrotóxicos registrados no Brasil, o equivalente a 87,4% do total. Com base no novo marco regulatório, 600 produtos com tarja vermelha no rótulo, que indica maior risco, foram redistribuídos para categorias inferiores.

“Ninguém está pondo veneno no prato de ninguém. Consumidor nenhum brasileiro está sendo intoxicado”, declarou a ministra durante entrevista coletiva em Brasília convocada para que ela explicasse o uso de pesticidas e as liberações de defensivos agrícolas. Além da ministra, participaram da entrevista representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e especialistas convidados pelo ministério.

 

A ministra afirmou que o Brasil precisa continuar aprovando registros de agrotóxicos. Segundo ela, o registro de mais defensivos agrícolas pode ajudar a reduzir o grau de toxidade dos atuais produtos, já que, afirmou, os produtos aprovados são mais modernos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: