quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério do Meio Ambiente premia tecnologias que combatem o desperdício de alimentos

POR Jornal Somos | 13/11/2018
Ministério do Meio Ambiente premia tecnologias que combatem o desperdício de alimentos

Reprodução

O

O Ministério do Meio Ambiente premiou na última sexta-feira (09) entidades no Seminário Boas Práticas de Combate ao Desperdício de Alimentos em Brasília (DF). Entre as entidades está a Embrapa e parceiros.

 

Filmes biodegradáveis, embalagens anatômicas para frutas, revestimento à base de nanopartículas de quitosana e a classificadora vertical compacta são algumas tecnologias da Embrapa e parceiros que contribuem com a redução das perdas pós-colheita de alimentos diversos. O reconhecimento destas ações agora é oficial como Boas Práticas no combate ao desperdício de alimentos.  

 

Quinze boas práticas foram selecionadas dentre as 59 inscritas na Chamada Pública que o MMA lançou no início de outubro. Foram escolhidas três iniciativas para cada categoria (produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo). Outra tecnologia da Embrapa apresentada no Seminário de Boas Práticas foi o Jardim Filtrante. A implementação do pequeno lago com pedras, areia e plantas aquáticas para tratamento de água usada em pias e chuveiros em comunidades rurais de Barbalha (CE) ajudou a equipe Enactus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) a receber o reconhecimento do MMA pelo projeto “Bio Mais”, que introduz tecnologias sociais de fácil implementação na região do Cariri para incrementar a produção orgânica de hortaliças.

 

A proposta “Embrapa utiliza tecnologia e conhecimento para combate às perdas pós-colheita em frutas e hortaliças”, que relata uma série de iniciativas da Embrapa Instrumentação e parceiros relacionadas à redução das perdas pós-colheita de frutas e hortaliças, ganhou o primeiro lugar na categoria pós-colheita.

 

O projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Pós-Colheita para Redução de Perdas ao longo da Cadeia: filmes biodegradáveis e embalagens anatômicas”, submetido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, ficou em terceiro lugar na categoria pós-colheita. A iniciativa “Ações de Comunicação para Educação sobre Desperdício de Alimentos: o caso das escolas municipais”, liderada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, também foi reconhecida como uma boa prática pelo MMA.

 

O Seminário fez parte da programação da primeira Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos. Os organizadores da iniciativa, que envolveu além do MMA, a Embrapa, MDS, MAPA, WWF Brasil, Ceasa-DF, entre outros parceiros, almejam ampliar a ação para o próximo ano. Segundo a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Rejane Pieratti o evento tem como expectativa ampliar o alcance da Semana nas próximas edições.

 

Saiba mais sobre outras iniciativas premiadas pelo MMA.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: