segunda-feira, 08 de julho de 2024

Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara com a chegada de nova variante da Ômicron

POR Thaynara Morais | 14/11/2022
Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara com a chegada de nova variante da Ômicron

Mircea - See my collections por Pixabay

A

Através de suas redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que cerca de 69 milhões de pessoas em todo o país ainda não tomaram a terceira dose da vacina da Covid-19.


Ele alertou, no último sábado (12), que a população precisa tomar a dose de reforço, considerando o aumento no número de infecções registradas nas últimas semanas.

O ministro ainda afirmou que outros 32,8 milhões de brasileiros não foram aos postos de saúde para tomar a quarta dose do imunizante.

O Ministério da Saúde pede para que a quarta dose contra a Covid-19 seja realizada só em adultos com 40 anos ou mais, além dos imunossuprimidos. "Sabemos que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19. Por isso, peço que busquem as salas de vacinação", disse o ministro.

Apesar da orientação do ministério, alguns estados e municípios estão aplicando a quarta dose em todos os adultos, independentemente da faixa etária.

Uso de máscaras

Já no domingo (13), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.

Durante a semana epidemiológica, que ocorreu entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

Estudos preliminares mostram que ela apresenta um maior risco de fuga à proteção que é fornecida pelas vacinas.

 

Com informações da CNN

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: