sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Ministério da Saúde têm 5,1 mil servidores aposentados em meio a pandemia

POR Ana Carolina Morais | 24/08/2021
Ministério da Saúde têm 5,1 mil servidores aposentados em meio a pandemia

Divulgação / Ministério da Saúde

O

O Ministério da Saúde, desde o início da pandemia de Covid-19, iniciada no Brasil em março de 2020, perdeu 5.181 servidores devido à aposentadoria, o que insere a pasta como líder no ranking de órgãos que mais perderam funcionários. Apenas nesse ano já foram registradas 1.477 aposentadorias pela Saúde.

 

 

Dados revelam que 24,1% do total de aposentadorias de funcionários públicos federais são pertencentes ao Ministério da Saúde, onde 91,6% das inatividades foram voluntárias, ou seja, que o trabalhador optou pela aposentadoria. A região Nordeste é a que possui a maior quantidade de servidores aposentados da pasta da Saúde.

 

 

Para o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, a falta de reposição destes servidores colabora para a desestruturação do Ministério da Saúde. De acordo com ele, o governo federal está realizando poucos concursos, o que deixa as vacâncias em aberto.

 

 

“Lamentavelmente, esse é o retrato de toda a administração pública. Neste momento de pandemia, o Ministério da Saúde deveria estar dando resposta à altura. O ideal é que essas vagas fossem supridas com novos concursados para substituir quem está saindo”, afirma o secretário-geral da Condsef.

 

 

(Com informações do Metrópoles)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: