quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério da saúde recomenda aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos

POR Thaynara Morais | 23/03/2022
Ministério da saúde recomenda aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos

Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

N

Nesta quarta-feira (23), o Ministério da Saúde anunciou que recomenda a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid, segunda dose de reforço, em idosos acima de 80 anos. A informação foi divulgada através das redes sociais e publicada em nota técnica.

 

A quarta dose, antes da orientação, só era aplicada em adultos e adolescentes com imunossupressão. Grupos com problemas no sistema imunológico.

 

Ainda na nota técnica, o Ministério da Saúde disse também que reconhece que existem poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, porém "diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis".

 

A nota ainda afirma que a recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), e que foram consideradas a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas Covid-19, principalmente entre faixas etárias mais avançadas.

 

Para idosos com mais de 80 anos, a orientação é que a aplicação seja feita preferencialmente com a Pfizer. A Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Ainda foi reforçado na pasta, que há vacinas da Pfizer suficientes para a aplicação neste grupo, e que alguns estados também informaram que têm esses imunizantes em estoque.

 

O estado de São Paulo já começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos, na última segunda-feira (21).

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: