segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (29), mais 5 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, sendo esta a maior remessa entregue de imunizantes envasados pelo centro de pesquisa, uma vez que o lote de 6 milhões de doses disponibilizado no mês de janeiro havia sido importado da China e já estava pronto.
Os caminhões carregados com as vacinas deixaram a sede do Butantan aproximadamente às 8 da manhã. No local estavam presentes o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário estadual da Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, que informou que o Instituto receberá um novo lote com insumos para produção do imunizante entre os dias 6 e 8 de abril.
"Acabamos de receber a confirmação da área técnica do Butantan de que do dia 6 a 8 de abril teremos mais três milhões de doses da vacina, que virão através do insumo farmacêutico ativo", assegurou Gorinchteyn.
A partir desta nova disponibilização de vacinas realizada nesta segunda (29), o quantitativo de doses oferecidas pelo Butantan ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) atinge a marca de 32,8 milhões desde o início das entregas, no dia 17 de janeiro. A previsão é que, até 30 de abril, tenham sido ofertadas 46 milhões de doses pelo Instituto.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
18/10/2026
Gaslighting médico: pacientes com dor crônica são desacreditadas nos serviços de saúde
Profissionais de saúde ainda enfrentam desafios para reconhecer e validar a dor de pacientes, especialmente mulheres com fibromialgia, gerando um cenário de desconfiança e estigmatização que pode levar ao chamado gaslighting médico.
18/10/2026
Anvisa aprova uso do Gazyva para pacientes adultos com lúpus eritematoso sistêmico ativo
A Anvisa autorizou que o anticorpo monoclonal obinutuzumabe, comercializado como Gazyva, seja indicado para adultos com LES moderado a grave que já recebem tratamento padrão e apresentam autoanticorpos, ampliando as opções terapêuticas e reduzindo a dependência de corticoides.
18/10/2026
Dupla suspeita de furtar 14 casas no Park Way é presa em Trindade (GO); prejuízo estimado passa de R$ 1 milhão
Dois homens investigados por uma série de furtos a residências no Park Way, no Distrito Federal, foram presos em Trindade (GO) durante a segunda fase da Operação Liminar. Segundo a Polícia Civil, o prejuízo estimado supera R$ 1 milhão.