sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministério da Saúde pede orientação ao Planalto para impasse na compra de vacinas contra a Covid da Pfizer e Janssen

POR Ana Carolina Morais | 22/02/2021
Ministério da Saúde pede orientação ao Planalto para impasse na compra de vacinas contra a Covid da Pfizer e Janssen

Reprodução / R7

F

Foi informado pelo Ministério da Saúde, neste domingo (21), que a pasta requereu e está aguardando, até a próxima sexta-feira (26/02), uma orientação do Palácio do Planalto para a aquisição das vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e da Pfizer, de forma a dissolver os impasses que ocorrem desde abril de 2020 nas negociações de compra, que segundo o ministério, se justificam pela falta de flexibilidade das empresas.

 

 

“Queremos salvar vidas e comprar todas as vacinas comprovadamente efetivas contra o coronavírus aprovadas pela Anvisa. Desde abril de 2020, começamos a conversar com a Janssen e um mês depois com a Pfizer, mas as duas empresas fazem exigências que prejudicam interesses do Brasil e cederam pouquíssimo nisso, ao contrário de outros fornecedores”, afirmou Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

 

 

De acordo com Elcio, diante dos impasses vividos, a pasta decidiu por enviar um ofício à Casa Civil em busca de auxílio. “Quarta passada (17/02), diante dessas dificuldades e da Janssen e Pfizer não terem nos permitido avançar na compra das vacinas, remetemos um ofício à Casa Civil, que certamente buscará orientação junto a outros órgãos federativos e nos ajudará a encontrar soluções que extrapolam os limites legais do Ministério da Saúde”, informou.

 

 

Alguns exemplos dos impedimentos impostos pelas farmacêuticas, segundo Franco, é o pedido de que o Brasil garanta o pagamento, além de se resguardarem de eventuais efeitos colaterais graves que os imunizantes possam gerar, e demais empecilhos que não foram criados por nenhuma outra fabricante.

 

 

“Queremos proteger todos os brasileiros contra a Covid-19 o mais rápido possível. Por isso esperamos pacientemente dias e dias pelas propostas da Janssen e da Pfizer, que imaginávamos, nos remeteriam ofertas em condições plausíveis, o que não aconteceu”, ressalta o secretário.

 

 

Além da movimentação da pasta da Saúde em busca de soluções para a compra destas vacinas, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também informou que irá se reunir com presidentes de laboratórios que produzem imunizantes contra o novo coronavírus buscando a colaboração, destes, com o governo federal.

 

 

O político ainda revelou que possui, agendado para esta segunda-feira (22), reuniões com os executivos da Pfizer e da Johnson & Johnson, objetivando “encaminhar uma solução” para a aquisição das vacinas fabricadas por estas farmacêuticas.

 

 

(Com informações do Poder 360)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: