sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde lançou, nessa semana, uma nova mascote: a “Rarinha”, que está ligada a doenças raras no Brasil. Com símbolo do teste do pezinho, a mascote terá a missão de disseminar informações sobre as mais de 8 mil doenças raras conhecidas até momento. No Brasil, através do teste do pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já são diagnosticadas 6 delas, mas o número deve ser ampliado em 2022.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do lançamento junto à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, Mayra Pinheiro, e o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira. A mascote fará parte do programa de ações de Educomunicação em Doenças Raras da pasta.
De acordo com Ministério da Saúde, é categorizado como doença rara aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, sendo que 80% delas ocorrem por fatores genéticos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10