quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Nesta terça-feira (07/06), o Ministério da Saúde lançou os Painéis Dinâmicos do Sistema de Mapeamento de Educação na Saúde (Simapes), que consiste em um mecanismo de coleta de dados e de integração de base de dados com o objetivo de mapear, monitorar e avaliar a capacidade instalada no Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de formação de profissionais da saúde.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse durante a cerimônia de lançamento dos painéis, que eles representam um “corolário de um conjunto de políticas que visam a qualificação daqueles que lidam com a saúde”, o que, segundo ele, inclui os agentes de saúde, “que são aqueles que vão aos locais para coletar dados”.
“Não há sistema de saúde sem recursos humanos”, disse o ministro ao acrescentar que “o profissional de saúde não existe para si mesmo, mas para implementar políticas públicas do interesse da sociedade”.
Nesta perspectiva, Queiroga destacou a necessidade de diagnósticos sempre corretos. O ministro da Saúde também completou dizendo que não há diagnóstico correto sem dados, defendendo ferramentas de comunicação à distância para levar a expertise das universidades em direção ao interior do Brasil.
“Ao lançar um portal, o que se quer é aprimorar a formação dos médicos e ter diagnósticos completos dos campos de prática, porque precisamos de médicos em áreas remotas”, acrescentou.
Quarta onda
Queiroga, durante seu discurso ainda destacou que há “anticristos por aí apregoando uma quarta onda da covid-19, enquanto a média de óbitos cai”. “Eles já haviam dito o mesmo com a [chegada da variante] Delta; que teríamos um colapso. Cadê o colapso? Agora vêm de novo a mesma narrativa”, complementou.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
28/10/2026
Moro afirma que não há normalidade institucional e avalia como compreensível eventual saída de Flávio Bolsonaro do país
O ex-juiz Sergio Moro declarou que o país não vive plena normalidade institucional e considerou compreensível a hipótese de o senador Flávio Bolsonaro deixar o Brasil. As declarações foram dadas após a eleição presidencial.
28/10/2026
Homem de 25 anos é preso por aliciar mais de 100 crianças em jogos virtuais
Um homem de 25 anos foi preso em 28 de outubro, em Guarujá, por aliciar mais de 100 crianças e adolescentes em jogos virtuais, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal.
28/10/2026
Defesa de Bolsonaro pede a Moraes visita de Valdemar Costa Neto em prisão domiciliar
A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, em 28 de outubro de 2026, autorização para que Valdemar Costa Neto visite o ex?presidente em prisão domiciliar, alegando necessidade de diálogo direto. O pedido ocorre após Flávio Bolsonaro deixar o Brasil em desacordo com determinação do STF.