quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério da Saúde inicia tratativas para aquisição de medicamentos contra a Covid

POR Ana Carolina Morais | 23/11/2021
Ministério da Saúde inicia tratativas para aquisição de medicamentos contra a Covid

Foto de Tara Winstead no Pexels

O

O Ministério da Saúde (MS) iniciou tratativas para a aquisição de medicamentos contra a Covid-19 com a Pfizer e a AstraZeneca. Este deverá ser o próximo passo após a campanha de vacinação, que deverá encerrar a sua primeira fase ainda neste ano e se tornar periódica com doses de reforço.

 

 

Um dos remédios que estão na mira da pasta da Saúde é a pílula antiviral experimental da Pfizer que, quando é administrada com o antiviral ritonavir, reduz o risco de hospitalização e morte pelo novo coronavírus em 89% dos pacientes de alto risco. Esse remédio ainda está na fase de testes e só poderá ser adquirido pelo Brasil se for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

Além deste, um outro medicamento que o Ministério está estudando a aquisição é o coquetel de anticorpos testado pela AstraZeneca em pacientes considerados de alto risco para o desenvolvimento da forma grave da doença, que reduziu em 67% os casos graves ou morte pelo vírus.

 

 

Ainda existe uma expectativa de compra quanto ao antiviral molnupiravir, medicamento do laboratório MSD (Merck, nos Estados Unidos), que também está sendo testado em território brasileiro, pela Fiocruz.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: