sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Em nota enviada pelo Ministério da Saúde, aos estados com as orientações, no início desta semana, todas as gestantes foram incluídas no grupo prioritário de vacinação e vão receber os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer - que começará a ser distribuído no início de maio. Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e mulheres de até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades.
Em audiência na Câmara, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Franciele Francinato, explicou que apenas a vacina da Pfizer não atenderia todas as gestantes do país. Segundo a coordenadora, as três vacinas "não contém agente vivos que podem se replicar no organismo", por isso são indicadas.
"Neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações [...] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação", diz a nota.
Em uma segunda fase, serão vacinadas as mulheres grávidas independente de ter uma condição de doença pré- existente. Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades. Na semana passada, entidades médicas emitiram um comunicado conjunto anunciando apoio à decisão do Ministério da Saúde de recomendar a vacinação contra Covid-19 para gestante.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10