quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Saúde faz parceria para desenvolver e produzir vacina da Oxford contra à Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 27/06/2020
Ministério da Saúde faz parceria para desenvolver e produzir vacina da Oxford contra à Covid-19

Reprodução / Olhar Digital

U

Uma parceria para a produção e pesquisa nacional da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, com a farmacêutica AstraZeneca, foi anunciada, neste sábado (27), pelo Ministério da Saúde (MS). Em comunicado, a pasta informou que o governo federal aceitou a proposta efetuada pela embaixada britânica de elaboração conjunta da imunização ChAdOx1.

 

 

Segundo acordado, será transferida a tecnologia e a compra de lotes da imunização. Se a eficácia for comprovada, serão distribuídas 30 milhões de doses, a serem entregues em dois lotes, sendo um em dezembro de 2020 com 15 milhões de vacinas e o outro em janeiro de 2021 com mais 15 milhões. A prioridade será para os grupos de risco e profissionais de saúde.

 

 

O Ministério ainda informou que, após as primeiras duas entregas, poderão ser fabricadas mais 70 milhões de doses para distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No acordo também existe um orçamento de importação do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para a ampliação da fabricação nacional.

 

 

“Nesse primeiro momento, o IFA vem pronto (do exterior). Ele vai ser processado e distribuído para a população brasileira”, explicou Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

 

 

A tecnologia em terras brasileiras será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que irá fabricar a vacina distribuída no país com o desenvolvimento estrangeiro.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: