sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde (MS) assinou, nesta quarta-feira (16), duas portarias para destinar verbas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19 nas redes municipais da Atenção Primária à Saúde.
Um documento destinou R$ 160 milhões ao tratamento de sintomas pós-infecção pelo novo coronavírus em todos os municípios e Distrito Federal, enquanto o outro repassou R$ 263 milhões para 2.100 centros de atendimento para o enfrentamento à Covid e também para 82 centros comunitários de 21 municípios.
Entre os sintomas que foram listados pelo Ministério da Saúde como os que deverão ser tratados nos pacientes recuperados da Covid estão o cansaço, a dor de cabeça, dor torácica, falta de ar, tosse, tontura, ansiedade, alterações de memória, depressão, falta de olfato e paladar.
A necessidade desse repasse de verbas se materializou com os dados coletados pela pasta brasileira da Saúde, que demonstram que aproximadamente 30% a 75% das pessoas que foram infectadas pela Covid-19 apresentaram, posteriormente, ao menos um destes sintomas que foram elencados.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10