sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Ministério da Saúde destina verbas para tratamento de sintomas pós-covid no SUS

POR Ana Carolina Morais | 17/02/2022
Ministério da Saúde destina verbas para tratamento de sintomas pós-covid no SUS

Foto de DCStudio disponível em Freepik

O

O Ministério da Saúde (MS) assinou, nesta quarta-feira (16), duas portarias para destinar verbas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19 nas redes municipais da Atenção Primária à Saúde.

 

 

Um documento destinou R$ 160 milhões ao tratamento de sintomas pós-infecção pelo novo coronavírus em todos os municípios e Distrito Federal, enquanto o outro repassou R$ 263 milhões para 2.100 centros de atendimento para o enfrentamento à Covid e também para 82 centros comunitários de 21 municípios.

 

 

Entre os sintomas que foram listados pelo Ministério da Saúde como os que deverão ser tratados nos pacientes recuperados da Covid estão o cansaço, a dor de cabeça, dor torácica, falta de ar, tosse, tontura, ansiedade, alterações de memória, depressão, falta de olfato e paladar.

 

 

A necessidade desse repasse de verbas se materializou com os dados coletados pela pasta brasileira da Saúde, que demonstram que aproximadamente 30% a 75% das pessoas que foram infectadas pela Covid-19 apresentaram, posteriormente, ao menos um destes sintomas que foram elencados.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: