quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Nesta sexta-feira (17/6), o Ministério da Saúde informou que o 7º caso de varíola dos macacos (monkeypox) foi notificado no país, sendo que desta vez é no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a pasta, o paciente é um homem de 34 anos, com histórico de viagem para a Europa. Segundo a pasta, o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta estado clínico estável, sem complicações. Ele é monitorado pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.
Dos sete casos confirmados, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos suspeitos são investigados.
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
(Fonte: Agência Brasill Central)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
21/10/2026
Tipos de câncer de mama: entenda as diferenças entre os tumores e o papel da mamografia no diagnóstico
O câncer de mama engloba diferentes tipos de tumores, e o diagnóstico considera agressividade, hormônios, genética e extensão da doença, com a mamografia como principal ferramenta de detecção precoce.
21/10/2026
Flávio aceita desafio de Lula para abrir sigilos, mas exige acesso a dados do presidente e familiares
Candidato do PL cobra divulgação de informações sobre cartão corporativo, patrimônio da família de Lula e registros de visitantes do Palácio