quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério da Saúde autoriza emissão de certificado nacional para vacinados no exterior

POR Ana Carolina Morais | 08/01/2022
Ministério da Saúde autoriza emissão de certificado nacional para vacinados no exterior

Foto: Carol Morais / Jornal Somos

A

As pessoas que se imunizaram contra a Covid-19 no exterior ou que foram voluntários em estudos clínicos poderão registrar seus dados de vacinação no Brasil. A autorização foi conferida pelo Ministério da Saúde nessa semana. Um dos objetivos é auxiliar esse público, uma vez que eles estavam com dificuldades para receberem a segunda ou dose de reforço em território nacional.

 

 

Antes dessa autorização, essas pessoas não possuíam informações constantes na Rede Nacional de Dados em Saúde do governo e, consequentemente, não conseguiam realizar a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo aplicativo do ConecteSUS.

 

 

A partir da nova medida, a pasta da Saúde explicou que serão reconhecidas as doses que foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mas, também, as que foram pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não estão disponíveis no Brasil.

 

 

O brasileiro ou estrangeiro que desejar efetuar o registro deverá apresentar seu comprovante de imunização emitido pela autoridade sanitária do país em que foi vacinado. Esse documento poderá ser no formato físico ou digital. Já para os voluntários de estudos clínicos, a apresentação a ser feita deverá ser do comprovante de vacinação emitido pelo laboratório responsável pela pesquisa.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: