quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Saúde atualizada plano de vacinação contra a Covid e insere novas categorias prioritárias

POR Ana Carolina Morais | 27/01/2021
Ministério da Saúde atualizada plano de vacinação contra a Covid e insere novas categorias prioritárias

Reprodução / R7

U

Uma segunda versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 foi publicada pelo Ministério da Saúde. Datado do dia 25 de janeiro, última segunda-feira, a atualização do plano insere novas categorias como prioritárias para receber o imunizante, como os trabalhadores industriais e portuários. Recentemente, já haviam sido incluídos profissionais do transporte, abrangendo o pessoal do setor público de coletivos, linhas aéreas, metroviário, rodoviário e aquaviário.

 

 

Considerando os incrementos realizados no plano, que significam mais 5,4 milhões de pessoas com o direito de serem vacinadas de forma prioritária, o novo total do público preferencial cresceu para 77,2 milhões de pessoas.

 

 

Os grupos anteriormente previstos permaneceram no plano de imunização, porém, de forma alterada. Foram mantidos em primeiro lugar os idosos e pessoas com deficiência com 18 anos de idade ou mais residentes em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, com sequência aos profissionais da saúde, pessoas com mais de 75 anos e população e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

 

 

Após este grupo inicial, os próximos no plano são os idosos de 60 a 74 anos de idade, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave, moradores de rua, população privada de liberdade e funcionários dessas instituições, trabalhadores da educação do ensino básico e superior, e forças de segurança e armadas.

 

 

É importante frisar que as comorbidades prioritárias consideradas pelo documento são diabetes, pneumopatias graves, hipertensão arterial resistente e de estágios 1, 2 ou 3, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, doenças cerebrovasculares, doenças renais crônicas, anemia falciforme, obesidade mórbida e síndrome de down.

 

 

Já foram distribuídas 8,9 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), quantitativo suficiente para imunizar 5,3 milhões de brasileiros.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: