sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer no mês de maio

POR Ana Carolina Morais | 23/04/2021
Ministério da Saúde anuncia distribuição de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer no mês de maio

LUIS ROBAYO/AFP

O

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (22), que irá distribuir 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no mês de maio, onde, de início, serão enviados 500 mil imunizantes no começo do mês voltados à primeira aplicação, sendo que após uma semana será encaminhada mais 500 mil doses em uma nova remessa.

 

 

O chefe da pasta da Saúde, Marcelo Queiroga, já havia afirmado, na semana anterior, que a Pfizer irá adiantar a entrega de 2 milhões de doses de sua vacina ao Brasil neste primeiro semestre. O acordo entre a farmacêutica e o governo federal é de 100 milhões de doses até o final deste ano. Para os meses de abril, maio e junho, segundo o ministro, estão confirmadas 15,5 milhões destas vacinas.

 

 

Devido as especificidades de armazenamento do imunizante da Pfizer, a orientação realizada pelo Ministério é para que as secretarias estaduais de saúde priorizem os municípios que possuem câmaras refrigeradas, isto é, que consigam manter as vacinas no ambiente adequado a elas. Além disso, também foi estabelecido que estas doses permaneçam restritas às unidades de saúde das capitais dos 27 estados brasileiros, devido a pequena quantidade que será recebida.

 

 

"Primeiro as doses 1 (D1) e, no intervalo de 1 semana para cumprimento do esquema vacinal, as doses 2 (D2), dadas as especificidades do armazenamento. Orienta-se que as 27 UF concentrem a distribuição das doses para vacinação em unidades de saúde que receberão a vacina, preferencialmente, unidades com câmaras refrigeradas (cadastradas na Anvisa) com sistema de segurança para atuação em situações de falta de energia elétrica", informou o órgão.

 

 

As vacinas da Pfizer devem ser conservadas em um ambiente de -90ºC à -60ºC, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizou este requisito, permitindo que o resguarde das doses ocorra em uma temperatura de -25ºC à -15ºC – neste caso, somente pelo prazo de 14 dias.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e do IG Saúde)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: