quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8), que vai garantir a distribuição de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O decreto para a criação do Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual foi assinado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Se entende que fazem parte do grupo de vulnerabilidade, estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema.
Segundo o MS, cerca de 8 milhões de pessoas que menstruam serão beneficiadas pela iniciativa como: pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo.
A compra dos absorventes que serão distribuídos pelo SUS será feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, assegurar o acesso dessa população aos absorventes, um item básico de higiene, é também promover o direito à vida escolar e à carreira profissional, além da vida sexual e reprodutiva saudável.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.