sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Ministério da Saúde anuncia 4ª dose de vacina contra a Covid para imunossuprimidos

POR Ana Carolina Morais | 20/12/2021
Ministério da Saúde anuncia 4ª dose de vacina contra a Covid para imunossuprimidos

Foto: Arquivo Secom Governo do Amapá

O

O Ministério da Saúde, além de confirmar a redução do prazo mínimo para quatro meses para as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 (o que já havia sido informado anteriormente), também anunciou, na manhã desta segunda-feira (20), por meio de nota técnica, que deverá ser realizada a aplicação de um novo reforço para os pacientes imunossuprimidos – ou seja, uma quarta dose.

 

 

“Uma dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”, informa o documento.

 

 

A nota técnica ainda estabelece como imunossuprimidos: os portadores de imunodeficiência primária grave; aqueles que estão fazendo quimioterapia para câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; as pessoas que vivem com HIV/AIDS; os pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; as pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações); os pacientes em hemodiálise; pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias e os pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

 

Sendo assim, todos estes citados pelo documento deverão ser submetidos à uma 4ª dose de vacina. A nota técnica com as novas medidas foi assinada por Rosana Leite de Melo, secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. Apesar de a redução no prazo de intervalo entre as doses de reforço não ser uma novidade, uma vez que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já havia mencionado o novo regramento no sábado (18), a determinação de uma nova aplicação aos imunossuprimidos ainda não havia sido estabelecida.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: