quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Saúde alterará nota sobre medicamento da Covid após possível “interpretação erronia”

POR Thais Cabral | 25/01/2022
Ministério da Saúde alterará nota sobre medicamento da Covid após possível “interpretação erronia”

Imagem: Divulgação/Agência Brasil

O

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (25/01) que vai alterar a nota técnica publicada na sexta-feira (21) que afirmava que as vacinas não têm demonstração de segurança. Publicando novamente uma nova nota técnica, para “promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19”.

 

 

 

A nota publicada na última sexta pelo Ministério da Saúde, ia contra a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a comunidade científica, onde afirmava que vacinas não têm demonstração de segurança. Mas, as vacinas contra a Covid são internacionalmente reconhecidas como método mais seguro de prevenção contra a doença.

 

 

 

O documento alegava que a hidroxicloroquina havia demostrado segurança como uma tecnologia de saúde para a Covid-19, sendo que em 2021 a OMS não recomendou o uso do medicamento para tratamento ou prevenção do vírus.

 

 

 

O Ministério da Saúde disse em nota, que "em nenhum momento afirmou que o referido fármaco é seguro para tratamento da Covid-19, nem questionou a segurança das vacinas, que é atestada pela agência reguladora".

 

 

 

"A interpretação foi retirada erroneamente de uma manifestação de nota técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE). A secretaria informou que observada isoladamente não traduz o real contexto, explicitado no próprio texto. A interpretação de que ela afirma existência de evidências para o medicamento cloroquina e não existência de evidências para vacinas é errada e descontextualizada".

 

 

 

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, assina o relatório para não usar os medicamentos do "kit Covid" para tratamento em pacientes do SUS, utilizado como base para rejeitar as diretrizes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec).

 

 

 

Veja a nota do Ministério da Saúde

 

"O Ministério da Saúde informa que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) republicará a Nota Técnica que fundamenta a decisão acerca das diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da Covid-19, para, segundo a secretaria, promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19. A alteração será publicada em portaria no Diário oficial da União (DOU) e não modifica a deliberação já divulgada."

 

 

(Com informações Globo News)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: