quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ministério da Saúde afirma que nenhuma dose vencida de vacina contra a Covid é repassada aos estados

POR Ana Carolina Morais | 03/07/2021
Ministério da Saúde afirma que nenhuma dose vencida de vacina contra a Covid é repassada aos estados

Foto: Prefeitura de Limoeiro-AL / Guilherme Carvalho Filho – Assessor de Comunicação

A

Após a divulgação de dados cruzados da DataSUS e do Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica) realizada pela Folha de S. Paulo, informando que ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz teriam sido aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, incluindo 38 cidades goianas, o Ministério da Saúde se manifestou, nesta sexta-feira (2), que nenhuma dose vencida de imunizante contra a Covid-19 é ou foi repassada aos estados, e que o prazo de validade é rigorosamente acompanhado do recebimento à distribuição.

 

 

De acordo com a pasta da Saúde, os estados recebem a orientação de distribuírem de forma imediata as vacinas que recebem, sendo obrigação de cada gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) efetuar o armazenamento correto e a aplicação dos imunizantes dentro do prazo de validade.

 

 

No estado de Goiás, 38 municípios foram elencados como os que teriam aplicado lotes de imunizantes vencidos. Entretanto, ainda na sexta (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) negou a ocorrência.

 

 

"Até o momento não temos nenhum caso que confirmou aplicação da dose, foi erro de registro. São pessoas que estão ali digitando, então a gente sabe que tem a possibilidade de erro. Agora que liberou as correções, a gente vai poder corrigir", defendeu a superintendente de vigilância em saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

 

 

(Com informações da Agência Brasil, do G1 Goiás e do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: