quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Justiça dá prazo de 15 dias para operadoras de celulares explicarem vazamento de 103 milhões de dados

POR Ana Carolina Morais | 16/02/2021
Ministério da Justiça dá prazo de 15 dias para operadoras de celulares explicarem vazamento de 103 milhões de dados

Reprodução / Diário do Nordeste

A

As operadoras de celular Claro, Oi, Tim e Vivo foram notificadas, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, para apresentarem explicações, no prazo de 15 dias, sobre o vazamento de 103 milhões de dados telefônicos, a fim de se identificar quem acessou, como obteve e como vazou as informações acessadas neste mês.

 

 

De acordo com as operadoras, são adotados controles severos no acesso às informações dos clientes. Além disso, elas informaram que não foram identificadas ocorrências de vazamento de dados, mas que mesmo assim, estão colaborando com as autoridades.

 

 

Os especialistas em tecnologias afirmam que esses dados divulgados indevidamente são vendidos na deepweb – mercado clandestino em uma camada mais profunda da internet.

 

 

O órgão responsável por fiscalizar e editar as normas presentes na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), assegurou, na semana anterior, que está apurando o vazamento de dados.

 

 

Além deste episódio com as informações telefônicas, um outro megazamento de dados ocorreu na internet no mês de janeiro, onde 223 milhões de CPFs, incluindo de pessoas já falecidas, foram divulgados e colocados à venda na web por criminosos.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: