segunda-feira, 08 de julho de 2024

Ministério da Cultura anuncia investimentos de R$ 1,6 bilhão para o setor audiovisual

POR Bento Júnior | 20/06/2024
Ministério da Cultura anuncia investimentos de R$ 1,6 bilhão para o setor audiovisual

Foto: Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul

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Na quarta-feira, dia 19 de junho, se comemorou o Dia do Cinema Brasileiro, e os olhares dos apaixonados pela sétima arte produzida no Brasil estavam voltados para os Estúdios Quanta, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, palco dos registros das primeiras imagens cinematográficas do Brasil (capturadas pelo cineasta italiano Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898) e escolhido pelo Ministério da Cultura (MinC) para anunciar uma série de medidas de estímulo ao setor audiovisual brasileiro.

 

O evento contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Janja Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, da secretária do Audiovisual (SAV), Joelma Gonzaga, e do diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga. Produtores e diretores de cinema, atores, artistas e demais profissionais da indústria cinematográfica nacional também participaram do ato.

 

Entre as ações em curso, destaca-se o investimento em Coproduções Internacionais, no valor de R$ 200 milhões, o maior já disponibilizado para esta ação, e que recebeu 476 projetos, de 47 países. Dentro dos anúncios de investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), está a ampliação e modernização do estúdio da Rio Estúdios. O projeto prevê a construção de 8 novos estúdios e modernização de outros 8 estúdios, resultando na implantação de um centro de produção de padrão internacional, além de propiciar a criação de 7.800 empregos (sendo 2.500 diretos e 6.300 indiretos).

 

Para 2024 estão previstos investimentos no valor de R$ 1,6 bilhão, para a produção de filmes e séries brasileiras, o maior da série histórica. Com esses recursos expressivos estamos fortalecendo a presença do conteúdo audiovisual brasileiro tanto em nosso mercado interno quanto no mercado global.

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