sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
De acordo com informações de registros oficiais do Ministério da Saúde, publicados por uma reportagem nesta sexta-feira (02/07) da Folha, aproximadamente 26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca que estaria fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios.
Segundo os mesmos registros, a cidade que mais usou vacinas vencidas é Maringá, no Paraná, que vacinou 3.536 pessoas com o produto fora da validade em primeiras doses. Depois vem Belém, no Pará, que aplicou 2.673; a cidade de São Paulo aplicou 996; Nilópolis, no Rio de Janeiro, 852, e Salvador, na Bahia, 824. As outras cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, mas a maioria não passou de 10 doses. Outras 114 mil doses do imunizante da AstraZeneca distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade também já venceram, mas não se sabe foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.
Ainda, está sendo indicado que quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante fora da validade precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose aplicada erroneamente.
LOTES:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10