sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Mil prefeitos movimentam Brasília contra a extinção de municípios

POR Jornal Somos | 03/12/2019
 Mil prefeitos movimentam Brasília contra a extinção de municípios

internet

N

Nesta terça-feira (03), cerca de mil prefeitos movimentam Brasília. Cheios de pedidos para deputados e senadores, eles estão reunidos no auditório Petrônio Portela, no Senado.

 

O ponto principal desta mobilização tem a ver com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 188/129) do Pacto Federativo. A PEC, que foi enviada pelo governo ao Congresso, propõe a extinção de municípios que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos sobre as receitas totais e tenham população de até cinco mil habitantes.

 

O texto e os critérios propostos para a medida têm sido criticados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) desde que chegaram ao Senado. A entidade realizou ainda um estudo para a avaliação dos impactos da proposta.

 

De acordo com o levantamento, os municípios com até 50 mil habitantes correspondem a 87,9% do território, sendo responsáveis por grande parte da produção brasileira. Os que têm população de até cinco mil habitantes são 1.252, ou seja, 22,5% das cidades. Desses, 1.217 (97%) não atingiriam o limite de 10% dos impostos sobre suas receitas totais.

 

No entanto alguns senadores ouvidos pela imprensa avaliam as chances da proposta avançar ainda este ano ou em 2020 nulas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: