quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mesário que faltou 1º turno tem até hoje para justificar para não ser julgado pela Justiça Eleitoral

POR | 15/12/2020
Mesário que faltou 1º turno tem até hoje para justificar para não ser julgado pela Justiça Eleitoral

Reprodução/TSE

E

Encerra hoje, terça feira (15/12), o prazo para a justificativa dos mesários que não compareceu no local de votação, no dia e hora determinados para o 1º turno das eleições municipais de 2020, encaminhar a justificativa ao juiz eleitoral. Segundo o calendário eleitoral, os mesários têm um mês para fazer a justificativa após cada turno. Neste ano, o primeiro turno foi realizado no dia 15 de novembro, finalizando os trinta dias hoje, e em relação ao segundo turno os faltosos terão até o dia 07 de janeiro de 2021.

 

 

Esse não é o caso para aquele mesário que abandonou os trabalhos da seção eleitoral durante o dia da eleição, pois este teve apenas três dias após a data em questão para justificar, que foi dia 18/11/2020.

 

 

Lembra-se ainda que, de acordo com o art. 124 do Código Eleitoral, o mesário que não apresentar uma justificativa poderá ser condenado pela justiça eleitoral ao pagamento de multa de até um salário mínimo. E ainda, aos mesários que são servidores públicos ou funcionários de autarquias, a punição para o descumprimento pode ser de suspensão de até 15 dias de trabalho.

 

 

Os atendimentos dos cartórios voltaram a acontecer desde o dia 09 de dezembro de maneira remota. Em Rio Verde, pode ser feito através do número de WhatsApp +55 64 3623-2687 ou ainda pelo e-mail

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: