quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Mês de março é marcado por aumento na produção industrial

POR Thaynara Morais | 20/04/2022
Mês de março é marcado por aumento na produção industrial

Reuters/Jorge Adorno/Direitos Reservados

E

Em resultados da sondagem industrial do primeiro trimestre divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi destacado o crescimento forte da produção industrial entre fevereiro e março, porém também houve o aumento da preocupação dos empresários com a queda no consumo.

 

 

A produção industrial subiu para 54,4 pontos em março, resultado acima da linha divisória entre queda e crescimento. O índice não ficava acima dos 50 pontos desde dezembro.

 

 

Para o primeiro trimestre o movimento é normal, porém a CNI destaca que a retomada deste ano, de 47,9 em fevereiro para 54,4 em março, “supera a aceleração esperada no período”. A média da série histórica para o mês de março é de 51 pontos.

 

 

Já o emprego industrial se manteve praticamente estável com 50,1 pontos. Em fevereiro, o índice que mede a evolução da oferta de trabalho na indústria havia ficado em 49,2 pontos, representando uma queda no número de vagas ofertadas. Em março de 2021 o número estava também em 50,1 pontos.

 

 

A Utilização de Capacidade Instalada (UCI) teve aumento de 1 ponto  percentual, para 69%, de fevereiro para março de 2022. O resultado está 2 pontos percentuais acima da média dos meses de março. O percentual vem em trajetória de crescimento desde janeiro de deste ano.

 

 

Principais problemas

 

São medidos pela sondagem industrial os principais problemas enfrentados pela indústria, de acordo com o empresariado. Com 58,8% das menções, a falta ou alto custo de matéria-prima permanece há sete trimestre como principal preocupação.

 

 

A escassez de insumos, por sua vez, vem perdendo força como principal preocupação da indústria de acordo com a CNI. As menções ao problema caíram 1,8 ponto percentual na última passagem de trimestre, e recuou 8,4 pontos percentuais frente a março do ano passado.

 

 

A preocupação com a queda no consumo cresce, no primeiro trimestre desde ano esta foi a resposta de 25,5% dos empresários. No segundo trimestre de 2021, o problema aparecia em 19,4% das menções.

 

 

Tem crescido também a preocupação da indústria com a alta nas taxas de juros. Entre os dois últimos, o problema passou de 14,2% para 20,8% das menções, a alta mais expressiva da sondagem. De acordo com a CNI no final de 2021, apenas 7,6% consideram os juros um obstáculo ao seu negócio.

 

 

As menções a dificuldades na logística de transporte ficaram com 13,8% das respostas, ante 11,8% no trimestre anterior. Esse é o terceiro trimestre seguido de alta. O segundo problema mais mencionado segue sendo a alta carga tributária, com 30,4% das repostas, queda em relação aos 33,2% registrados no trimestre anterior.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: