sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Mercado de trabalho é mais severo com os jovens

POR | 21/03/2019
Mercado de trabalho é mais severo com os jovens

Redação Jornal Somos

S

Segundo pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o mercado de trabalho é mais duro com os jovens, de 18 a 24 anos. Estes são os que têm mais dificuldade de serem contratados e os que estão mais vulneráveis a demissão.

 

Segundo a Carta de Conjuntura publicada pelo instituto nessa quarta feira (20) o crescimento da população ocupada perdeu ritmo ao longo de 2018 e na passagem do ano.

 

No trimestre formado por novembro e dezembro de 2018, e janeiro de 2019, a taxa de crescimento da ocupação foi de 0,9%. Entre as pessoas de 18 a 24 anos, a taxa foi de diminuição, e marcou 1,3%.

 

De acordo com a diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, os jovens tem mais dificuldades de serem contratados por não terem tanta experiência, o que pode demandar mais tempo de treinamento profissional. Além disso, no momento de demissão, sempre leva-se em conta que o jovem não é chefe de família.

 

Lameiras ressalta que mesmo no mercado de trabalho informal e no trabalho por conta própria, os mais jovens ainda tem mais dificuldade para ingressar.

 

Assim, agrava-se a possibilidade de que desistam de procurar trabalho, mantenham-se como dependentes, e ingressem no contingente de “desalentados”. Em janeiro, a taxa de pessoas desalentadas (todas as idades) teve alta de 6,7% na comparação com o ano anterior.

 

O Ipea acrescenta que a lenta recuperação do mercado de trabalho, com regressão da ocupação entre os mais jovens, vem gerando aumento no número de domicílios que declararam não possuir renda de trabalho.

 

De acordo com o Ipea, a Pnad do IBGE registrou cerca de 16 milhões de casas sem renda proveniente do trabalho no último trimestre de 2018. No mesmo período de 2017, a proporção era de 21,5%. Antes da recessão [final de 2013], o percentual era de 18,6%.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: