quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Menor taxa Selic da história ainda continua

POR Jornal Somos | 20/09/2018
Menor taxa Selic da história ainda continua

Reprodução/Banco Central

A

A taxa Selic, considerada o principal instrumento para o controle da inflação oficial, não foi alterada pela quarta vez seguida pelo Banco Central.

 

Por unanimidade o Comitê de Política Monetária (COPOM), manteve a taxa em 6,5% ao ano. Segundo a EBC, de outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida à 7,25% e foi aumentando gradualmente até atingir os 14,25% em julho de 2015. Em outubro de 2016 ela foi passando por reduções até chegar aos 6,5% registrados em maio de 2018.

 

A taxa atual é o menor nível desde o início, em 1986. Ele é medido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção, e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica.

 

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: