sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Medidas simples ajudam pecuaristas a evitar moscas-dos-chifres nos rebanhos

POR Jornal Somos | 04/01/2019

Integrar árvores com as pastagens também pode contribuir para reduzir as infestações

Medidas simples ajudam pecuaristas a evitar moscas-dos-chifres nos rebanhos

Embrapa

F

Foi publicado nessa sexta-feira (04) no portal da Embrapa, medidas simples que podem ajudar a reduzir infestações por moscas-dos-chifres nos rebanhos. Os pecuaristas devem ficar atentos às causas de estresse nos bovinos. Nesta época do ano, as infestações por parasitas, como as moscas-dos-chifres, são maiores devido às condições climáticas favoráveis – umidade e temperatura alta.

 

Segundo a Embrapa, as picadas constantes e doloridas das moscas-dos-chifres provocam irritação no animal, afetando a saúde e o bem-estar. O estresse faz com que o bovino deixe de se alimentar, passando muito tempo tentando se livrar do inseto. As consequências são perda de peso e redução na produção de leite. Juntamente com carrapatos e infecções por vermes, as moscas-dos-chifres estão entre as principais parasitoses bovinas.

 

O controle por meio de inseticidas é complexo. O uso inadequado e frequente desses produtos químicos favorece a seleção de parasitas resistentes. Para evitar o rápido desenvolvimento de resistência, o produtor precisa fazer o controle de forma racional. Segundo pesquisadores da Embrapa o ideal é controlar a infestação e não erradicar a mosca-dos-chifres, mantendo um número razoável desses parasitas no rebanho.

 

As dicas são simples além de serem alternativas viáveis para reduzir os problemas com a mosca:

  • O besouro conhecido “rola-bosta” é uma boa opção para diminuir a multiplicação do inseto. Ele ataca o bolo fecal, destruindo as larvas das moscas que aí se desenvolvem.
  • O tratamento dos bovinos de acordo com a sua categoria, ajuda a manter um nível aceitável de infestação, principalmente nos animais mais suscetíveis, como vacas com bezerros ao pé.
  • Colocar armadilhas pelas pastagens para atrair as moscas que estão no rebanho, é um método bastante eficaz e sem prejuízos para o meio ambiente.
  • Integrar árvores com as pastagens também pode contribuir para reduzir as infestações.

 

Um estudo realizado na Embrapa Pecuária Sudeste entre 2013 e fim de 2015 indicou que a infestação por moscas-dos-chifres em sistemas silvipastoris, em que o plantio de árvores é associado à criação de gado e ao cultivo de forrageiras, é 38% menor, quando comparada às criações em pastagens convencionais.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: