sábado, 28 de dezembro de 2024
Foto: Freepik
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.071/24, que isenta medicamentos importados para uso pessoal de impostos, já que o valor não ultrapassa 10 mil dólares (aproximadamente R$ 61 mil). A medida, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (24), visa facilitar o acesso a medicamentos essenciais.
Além disso, a nova lei autoriza o Ministro da Fazenda a ajustar as alíquotas do Imposto de Importação (II), eliminando limites de valor e alíquotas mínimas anteriormente desenvolvidas.
A legislação também modifica o Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), ampliando a redução de tarifas para a importação de peças e veículos com foco na descarbonização da frota automotiva brasileira. A tarifa de 16% cai para 2%, desde que não haja produção nacional equivalente, beneficiando montadoras e novas empresas habilitadas.
Lula vetou dois dispositivos da lei. Entre eles, a composição do conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), argumentando que a organização do órgão é prerrogativa exclusiva do Executivo e que a proposta não contemplava a sociedade civil.
Os vetos ainda serão aplicados pelo Congresso Nacional em dados a serem definidos.
Com informações: Câmara dos Deputados
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abitrigo alerta que a alta do dólar e os custos crescentes dos moinhos devem resultar em aumento na farinha de trigo