sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Medicamento da Pfizer contra a Covid começa a ser testado no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 11/11/2021
Medicamento da Pfizer contra a Covid começa a ser testado no Brasil

Foto de Suzy Hazelwood no Pexels

O

O medicamento da Pfizer contra a Covid-19, o Paxlovid, começou a ser testado no Brasil por meio de estudos clínicos da pílula experimental. São 29 centros de estudo distribuídos nos estados Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

Até então, os estudos mostraram que o medicamento consegue reduzir em 89% o risco de hospitalização ou morte em adultos vulneráveis. Se o Paxlovid for aprovado, ele será utilizado logo após os primeiros sintomas da Covid-19 surgirem em pessoas que possuem um grande risco de desenvolverem a forma grave da doença.

“Nesses estudos, o fármaco é coadministrado com uma baixa dose do ritonavir, um antirretroviral utilizado em tratamento de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)”, explicou a Pfizer.

 

 

O remédio em análise é um inibidor de protease, ou seja, ele realiza o bloqueio de enzimas das quais o vírus poderia se acoplar para se multiplicar. Os testes, além do Brasil, também estão sendo feitos nos Estados Unidos, na Hungria, no Japão, na Coreia do Sul, na Malásia, no México, na Polônia, na Tailândia, na Turquia e em Porto Rico.

 

 

Quando saírem os resultados do estudo, a expectativa é que a Pfizer realize um pedido de autorização para o uso do medicamento nos Estados Unidos e, depois, envie esse requerimento à agência europeia de saúde e, por fim, envie a mesma solicitação para o Brasil, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: