terça-feira, 01 de outubro de 2024

Brasil

MEC reformula avaliações da educação básica e cria ‘Enem seriado’

POR Ana Carolina Morais | 07/05/2020
MEC reformula avaliações da educação básica e cria ‘Enem seriado’

Reprodução / Shutterstock

O

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) terá uma prova anual para todas as séries a partir do 2° ano do ensino fundamental que, além de garantir mais eficácia no controle de necessidades das escolas, trará a possibilidade do Enem Seriado.

 

 

“A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto. E com mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado”, explica a nota do órgão.

 

 

O Saeb já é aplicado aos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Mas agora, sendo aplicada para todas as séries, os estudantes que realizarem esta prova no 1º ano do Ensino Médio, inclusive já em 2021, estarão concorrendo às vagas em faculdades e universidades para quando se formarem na escola.

 

 

“O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023”, informa a nota.

 

 

De acordo com o Inep, as provas do novo Saeb serão em papel somente até o 4° ano do ensino fundamental, uma vez que a partir do 5º ano em diante, as mesmas serão eletrônicas. “O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados”.

 

 

Importante frisar que o novo formato de exame não inviabilizará o Enem tradicional, que permanecerá existindo. “O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital”, assegura o Inep.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: