sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Mec publica lista do Sisu 2020 e abre inscrições para Prouni 2020

POR | 14/07/2020
Mec publica lista do Sisu 2020 e abre inscrições para Prouni 2020

Divulgação

O

O Ministério da Educação faz hoje, terça feira (14/07) dois processos importantes para os alunos que desejam fazer ensino superior no Brasil.

 

SISU

 

O primeiro deles é a publicação da lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2020, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas. Para ver a lista, é preciso acessar o site do Sisu: https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados. Também é possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato.

 

Nesta edição, o Sisu 2020 pela primeira vez, também foram ofertadas vagas na modalidade de ensino a distância (EaD). Na lista divulgada foram selecionados candidatos para mais de 58 mil vagas em instituições públicas de todo o país e com mais de 204 mil inscritos, segundo o último balanço do governo.  O Sisu permite que cada inscrito escolha dois curso para concorrer. Puderam participar da seleção somente os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que não zeraram na prova de redação.

 

Os alunos aprovados nesta primeira chamada devem realizar a matrícula regular no curso escolhido entre 16 e 21 de julho. Já o prazo para que os estudantes que não foram classificados nesta chamada manifestem interesse em entrar na lista de espera começa nesta terça e vai até 21 de julho. Para se inscrever, o candidato também deve acessar o site do Sisu. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino começará a partir de 24 de julho.

 

 

Para dúvidas em relação ao resultado, o candidato pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161 (contato informado pelo site do Sisu).

 

PROUNI

 

Além disto, hoje abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o Prouni, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. O que é mais uma oportunidade de acesso a graduação. Os interessados tem até sexta feira, dia 17, para se inscrever no portal do Prouni, em que também é possível consultar as bolsas disponíveis. É importante destacar que, para se inscrever, é preciso utilizar o login e a senha cadastrados no acesso.gov.br, o portal de serviços do Governo Federal antes de ir ao site do Prouni.

 

Nesta edição do Programa, que é o segundo processo seletivo de 2020, foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado em 21 de julho. Lembrando que o Prouni tem, ainda, outras duas oportunidades (segunda chamada e lista de espera) para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo. O cronograma completo está no portal do Prouni.  

 

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar alguns requisitos obrigatórios, que são: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. O candidato também precisa ter realizado o último Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: