sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (28/06) foi publicado no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação (MEC), os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o documento, os candidatos que fizeram o Enem 2020, em janeiro último, poderão usar as notas pela primeira vez. Isso porque, na seleção do 1º semestre desses processos, foram aceitas notas de edições anteriores.
O ProUni e o Sisu só aceitarão as notas do Enem 2020. A edição teve alto índice de abstenção, mais da metade dos candidatos não foram fazer as provas. O edital do Fies prevê o uso das notas do Enem de 2010 a 2020.
Os desempenhos dos candidatos no Enem 2020 foram divulgados em março, após a abertura dos editais dos programas de acesso ao ensino superior. Todos os atrasos ocorreram por conta dos adiamentos do Enem, consequência da pandemia. Em maio, a pasta já havia divulgado as datas de previsão de abertura das inscrições. Os editais, agora, confirmam a informação.
Confira abaixo as datas:
Embora em maio o MEC tenha informado o prazo de abertura das vagas remanescentes do Fies, o Diário Oficial desta segunda não traz informações sobre este processo específico. A previsão do ministério é que o processo ocorra de 8 a 10 de setembro e de 27 a 29 de outubro.
Quanto ao ProUni, as inscrições para o segundo semestre abrirão em 13 de julho e se encerram às 23h59 de 16 de julho. Serão aceitas somente as notas do Enem 2020. Poderão concorrer à bolsa do Prouni quem fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular; é estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas Não tem diploma de graduação; fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020; tirou 450 pontos na média das notas do exame; não zerou na redação; tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%); ser professor da rede pública trabalhando na educação básica – independente da renda. Após o resultado da primeira chamada, os candidatos precisarão apresentar, junto às instituições de ensino, os documentos que comprovem que se enquadram nos requisitos para concorrer ao benefício.
As inscrições para o Fies abrem em 27 de julho e se encerram às 23h59 de 30 de julho. Com resultado dos pré-selecionados previsto para 03 de agosto, e ainda, convocação da lista de espera de 04 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
Quanto ao Sisu, no segundo semestre, será aberta a seleção em agosto (entre 03 e 06/08). Nesta etapa, os candidatos só poderão usar as notas do Enem 2020. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como "treineiro". Na sequência o resultado sairá dia 10 de agosto, com matrículas entre 11 e 16 de agosto. A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.
Fonte: ABMES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10