quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Hoje existem várias formas que apoiam e facilitam o acesso ao Ensino Superior para aqueles que talvez não tenham uma renda mais alta. O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o cronograma de três dos seus principais projetos que procuram garantir uma vaga para cursar uma universidade.
Foram divulgados os editais com as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer às oportunidades oferecidas, o candidato deve utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá resultado divulgado na próxima sexta-feira (17). Fique alerta para não perder nenhuma data importante.
Sisu
O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em instituições de ensino superior pública pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma das 237.128 vagas pelo programa em 128 instituições de ensino superior públicas, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação do Enem 2019. Confira o cronograma.
Prouni
O aluno que deseja ingressar em faculdades particulares de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Serão ofertadas 249 mil vagas para o primeiro semestre de 2020. Para se candidatar, o jovem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação no Enem em 2019.
Outros pré-requisitos é que os candidatos não tenham diploma de ensino superior, renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família: com essa receita o estudante estará apto a concorrer a bolsa integral, que corresponde a 100% do valor da mensalidade. Os que tem renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa da família: estarão apto a concorrer a bolsa parcial, que corresponde a 50% do valor da mensalidade.
Já os com renda mensal superior a 3 salários mínimos por pessoa da família: não poderão concorrer às bolsas oferecidas. Os estudantes que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral estão aptos a participar do ProUni. Já os que concluiram em escola particular sem bolsa não podem se candidatar.
Confira as datas
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 100 mil oportunidades este ano. O programa está dividido em duas modalidades: juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.