Brasil

MEC divulgou datas para Sisu, Prouni e Fies

POR Jornal Somos | 15/01/2020
MEC divulgou datas para Sisu, Prouni e Fies
H

Hoje existem várias formas que apoiam e facilitam o acesso ao Ensino Superior para aqueles que talvez não tenham uma renda mais alta. O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o cronograma de três dos seus principais projetos que procuram garantir uma vaga para cursar uma universidade.

 

Foram divulgados os editais com as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer às oportunidades oferecidas, o candidato deve utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá resultado divulgado na próxima sexta-feira (17). Fique alerta para não perder nenhuma data importante.

 

Sisu 

O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em instituições de ensino superior pública pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma das 237.128 vagas pelo programa em 128 instituições de ensino superior públicas, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação do Enem 2019. Confira o cronograma. 

  • Inscrições: de 21 de janeiro até às 23h59 de 24 de janeiro;
  • Divulgação dos resultados: 28 de janeiro;
  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • Lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até às 23h59 de 4 de fevereiro.

 

Prouni 

O aluno que deseja ingressar em faculdades particulares de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Serão ofertadas 249 mil vagas para o primeiro semestre de 2020. Para se candidatar, o jovem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação no Enem em 2019.

Outros pré-requisitos é que os candidatos não tenham diploma de ensino superior, renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família: com essa receita o estudante estará apto a concorrer a  bolsa integral, que corresponde a 100% do valor da mensalidade. Os que tem renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa da família: estarão apto a concorrer a bolsa parcial, que corresponde a 50% do valor da mensalidade.

Já os com renda mensal superior a 3 salários mínimos por pessoa da família: não poderão concorrer às bolsas oferecidas. Os estudantes que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral estão aptos a participar do ProUni. Já os que concluiram em escola particular sem bolsa não podem se candidatar.

Confira as datas

  • Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro;
  • Divulgação do resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro;
  • Registro no SisProuni (Sistema Informatizado do ProUni) e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro;
  • Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 100 mil oportunidades este ano. O programa está dividido em duas modalidades: juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

  • Inscrições: 5 de fevereiro até às 23h59 de 12 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até às 23h59 de 2 de março;
  • Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até às 23h59 de 31 de março.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES