quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Ministério da Educação (MEC), publicou no Diário Oficial da União, duas resoluções que modificam o Financiamento Estudantil (FIES). Agora os estudantes precisam atingir 450 pontos na média aritmética nas notas das 05 avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e também alcançar nota mínima igual ou superior a 400 pontos na prova de redação do Exame.
Antes das novas regras, era necessário apenas que o aluno não tirasse zero na redação. Além dessas mudanças o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), deixou de ter limitações quanto a renda do beneficiado. A modalidade do programa, anteriormente era voltada apenas a estudantes com renda familiar bruta que não excedesse cinco salários mínimos mensais por pessoa.
As mudanças do FIES começam a valer no primeiro semestre de 2021. Já as alterações do P-Fies valerão a partir do segundo semestre do ano que vem.
Inscrições
As inscrições para o primeiro semestre de 2020 do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) começam no dia 5 de fevereiro e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.
O programa tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. O Novo Fies tem como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo.
Confira o cronograma completo:
Inscrições: 5 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.
Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro.
Complementação da Inscrição no Fiesseleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de março.
Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.