quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (22) a regulamentação do Programa Especial de Regularização, desenvolvido pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), que visa renegociar as dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Parte da Lei nº nº 14.024/2020, que suspendeu em julho o pagamento das parcelas do Fies até o fim de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, esse programa busca negociar parcelas vencidas até 10 de julho deste ano e que não foram quitadas. Essa iniciativa só é válida para contratos firmados até o segundo semestre de 2017.
De acordo com a resolução publicada no DOU, a liquidação da dívida pode ser realizada das seguintes formas:
Além das duas opções, há ainda a possibilidade de parcelar o saldo devedor total em:
Caso a situação de calamidade pública seja prorrogada, o pagamento da primeira parcela em janeiro de 2021 será prorrogado para o mês subsequente ao fim da pandemia. Além disso, o documento aponta que o valor mínimo das parcelas deve ser de R$ 200, mesmo que seja necessário diminuir o número de parcelas.
O Programa Especial de Regularização entra em vigor em 3 de novembro, já a adesão poderá ser realizada até 31 de dezembro deste ano mediante o termo aditivo ao contrato de financiamento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.