sexta-feira, 19 de abril de 2024

MEC ainda não finalizou contrato do Enem digital faltando menos de 60 dias para a prova

POR Ana Carolina Morais | 04/12/2020
MEC ainda não finalizou contrato do Enem digital faltando menos de 60 dias para a prova

Reprodução / Serra Nossa

F

Faltando menos de 60 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Ministério da Educação (MEC) informou que ainda não concluiu o contrato para realizar a versão digital da prova, e que também não definiu os custos deste formato do exame.

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, o contrato para a prova digital ainda está em fase de finalização. Os exames online estão marcados para acontecerem em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após a realização do formato impresso, que será nos dias 17 e 24 de janeiro.

 

 

Essa é a primeira vez em que o exame é disponibilizado digitalmente, por isso, trata-se de um projeto-piloto. Mesmo assim, mais de 96 mil pessoas (correspondendo a 1,7% do total de 5,8 milhões de candidatos) se inscreveram para este formato da prova. De acordo com o MEC, a intenção é que o Enem seja totalmente digital até 2026.

 

 

A realização deste projeto-piloto depende da alteração do contrato da prova impressa, que foi firmada com a Fundação Cesgranrio, bem como da inclusão de detalhes referentes ao modo digital. A previsão inicial de gasto com o Enem digital é de aproximadamente R$ 20 milhões, conforme anunciado pelo Inep no lançamento da proposta. Além disso, há também a pretensão de não comprar computadores novos, mas utilizar apenas os já existentes nas instituições de ensino localizadas nos municípios participantes.

 

 

Este atraso na finalização do contrato da versão digital é um risco para a segurança da prova, segundo Ocimar Alavarse, doutor em educação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Universidade de São Paulo (USP). “O problema envolve toda a logística da prova: preparação do local, dos dispositivos, a transmissão dos dados, o processamento das informações. Para isso, precisam ser feitos testes, e em dois meses, isso pode ficar comprometido. Em tese, a empesa só poderá fazer tudo isso quando tiver assinado o aditamento”, explica.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: