sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Brasil

Maurício de Sousa completa 85 anos cheio de energia e criações

POR | 27/10/2020
Maurício de Sousa completa 85 anos cheio de energia e criações

Reprodução/rede social

H

Hoje, terça feira (27/10), Mauricio Araújo de Sousa completa seus 85 anos cheio de alegria e brincadeiras, como suas criações. O cartunista, conhecido popularmente apenas como Maurício de Sousa, é conhecido pela "Turma da Mônica" que fez ao longo de mais de 6 décadas a diversão e educação de crianças do Brasil e outros países do mundo. Ele foi para a intimidade de tantas famílias principalmente porque ele mesmo levou sua família para todos os leitores, já que Mônica, seu principal personagem e filha real, é apenas uma das referências que também se fizeram presentes nos outros nove filhos do quadrinista. “Todos foram personagens. Todos. Lógico tinha que ser todos, senão ia ser uma ciumeira danada”, brinca o desenhista.

 

LEIA TAMBÉM: Rio Verde inaugura a primeira "Fazenda do Chico Bento" - COM PRESENÇA DE MAURÍCIO DE SOUSA

 

 

Já são mais de 1,2 bilhão de revistas publicadas. Considerado o maior formador de leitores do Brasil, Maurício de Sousa entrou para a Academia Paulista de Letras. A Turma da Mônica ganhou o mundo - e vai crescer ainda mais. Maurício está trabalhando na fase adulta dos personagens. "Vai dar um trabalho danado. Eu vou ter que contratar jornalista, vou ter que contratar psicólogo, psiquiatra, escritor, porque eu tenho que fazer a história. A obra adequada para coroar a vida da Turma da Mônica. Então vem aí, não sei quando, alguma coisa que está nascendo aí do estúdio”, revela Maurício.

 

 

Maurício de Sousa contou através das redes sociais que vai continuar em casa, por causa da quarentena. Trabalhando, como sempre. “Eu não sei parar. A minha atividade permite isso. Logicamente, e também felizmente, a minha condição de saúde permite”, diz Maurício. Neste últimos dias ele tem recebido visita dos filhos, porém sempre separados por um vidro, para evitar qualquer possibilidade de transmissão.

 

 

 

 

Mas ainda sim, a comemoração de aniversário existiu e um presente recebido virou emoção. Mauricio de Sousa ganhou um presente de ninguém mais, ninguém menos que Ziraldo. E o presente foi nada mais, nada menos que uma panela idêntica a usada pelo Menino Maluquinho, personagem mais famoso do quadrinista de 88 anos. A reação de Mauricio diante da surpresa encantou seguidores dele no Instagram. É que o criador da Turma da Mônica postou uma foto com a panela na cabeça, assim como o personagem do colega fazia, e disparou: "Oba. Ganhei uma panela do Ziraldo". Na imagem, o cartunista ainda aparece segurando um livro do Menino Maluquinho. Em outra postagem, Mauricio, que completará 85 anos de vida nesta terça-feira (27), apenas três dias depois do aniversário de Ziraldo, mostrou o restante das coisas que recebeu. Entre elas, um "bilhete carinhoso", nas palavras dele mesmo. Na foto postada, é possível ver que o bilhete possui a assinatura do colega Ziraldo.

 

 

 

HISTÓRIA

 

A primeira tirinha foi publicada em 1959. Não foi fácil: quando bateu na porta do jornal pela primeira vez, ouviu que deveria fazer outra coisa. Por um tempo, Maurício de Sousa fez mesmo. Ele conseguiu emprego no jornal, mas na redação, como repórter policial. Então, vestiu um personagem: comprou chapéu e capa para parecer um detetive das histórias de ficção e, assim, disfarçar a timidez. “Minha fase repórter foi a minha identidade secreta”, relembra. Mas as mãos coçavam para desenhar. “Quando o fotógrafo não conseguia pegar uma foto boa de um local de acidente, de um bandidão, de um chefe de quadrilha, eu desenhava”, diz Maurício. Foi assim que ele deixou o jornalismo e virou quadrinista. E quando a Mônica nasceu para os quadrinhos, nos anos 70, os leitores se apaixonaram de vez. “A fama do personagem não sou eu que faço, é o público. E, desde o início, quando a Mônica invadiu a tira do Cebolinha, virou a marca de ‘Dona da Rua’ dele, tomou conta e nunca mais saiu. A Mônica ficou o personagem mais forte. Talvez pelas características, que era moça, que era ‘brabinha’, que era decidida, era valente e tudo mais. É o modelo da mulher de hoje”, avalia. (contou ele em entrevista ao Jornal Nacional)

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: