sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta terça-feira (8), que o uso de máscara de proteção facial contra o novo coronavírus será obrigatório nas eleições municipais de novembro, bem como aconselha os eleitores a levarem sua própria caneta para assinar o caderno de votação com sua identificação.
Essas afirmativas foram realizadas com a apresentação do plano de medidas sanitárias para as eleições, realizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. Conforme as normativas, o acesso aos locais de votação não será permitido sem máscara. Por outro lado, quanto as canetas, quem não levar a sua poderá utilizar as disponibilizadas nas seções eleitorais, que serão higienizadas.
Além disso, o TSE irá recomendar que os eleitores com 60 anos ou mais, considerados como grupo de risco da Covid-19, votem entre 7h e 10h, porém, este horário não será obrigatório e pessoas de outras idades poderão comparecer neste turno para votarem.
“Não será proibida a chegada de quem tem menos de 60 anos, até porque muitas pessoas idosas vão votar acompanhadas. Nós pedimos aos leitores e à população que, à medida do possível, respeitem essa preferência”, informou o ministro.
Outra medida relativa ao horário é que o TSE estendeu em uma hora a duração do período de votação. Diferentemente dos outros anos, que ocorria de 8h às 17, nesta eleição ocorrerá de 7h às 17h.
O álcool em gel, item relevante de contenção à doença, estará presente em todas as seções eleitorais para a higienização das mãos dos eleitores no momento anterior e posterior a votação. Esse objeto de proteção também estará para todos os mesários de forma individual, assim como um conjunto de máscaras e viseiras plásticas que serão ofertadas para estes trabalhadores.
“Estamos cuidando da proteção dos eleitores para que ninguém desperdice essa oportunidade importante de participar da escolha dos prefeitos e dos vereadores”, afirmou Barroso.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10