quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mapa cria Comitê de Crise para reduzir impactos da pandemia de Covid-19 na agropecuária

POR Ana Carolina Morais | 22/02/2021
Mapa cria Comitê de Crise para reduzir impactos da pandemia de Covid-19 na agropecuária

Reprodução / Exame

O

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou hoje, segunda-feira (22), uma portaria na qual instaurou o Comitê de Crise, objetivando monitorar as ações e a criação de estratégias que visem reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no desempenho da agropecuária e abastecimento de alimentos à população brasileira.

 

 

Segundo a portaria nº 37, o comitê irá auxiliar o Mapa a efetuar decisões enquanto durar o período em que as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estiverem vigorando. Farão parte deste conselho alguns integrantes do gabinete da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, bem como das secretarias Executiva; de Agricultura Familiar e Cooperativismo; de Comércio e Relações Internacionais; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação; e de Política Agrícola.

 

 

Além destes, também serão integrantes do Comitê pessoas que representarão a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropeciária (Embrapa). Já a coordenação do conselho será de responsabilidade do secretário de Política Agrícola.

 

 

As atribuições do comitê serão a realização de análises de produção, mercado, infraestrutura, percepções da sociedade e de produtos agropecuários; análises de cenários e produção de diagnósticos; análises e acompanhamento de questões com potencial de risco para prevenir a ocorrência de crises; articulação do gerenciamento em caso de grave e iminente ameaça ao abastecimento de produtos e insumos agropecuários; bem como a proposição de ações que contribuam para a manutenção do abastecimento da população brasileira.

 

 

Já estão previstas algumas ações como o monitoramento do varejo em supermercados e redes de distribuição, das casas agropecuárias, das redes de transportes, dos varejões e feiras, das redes de distribuição de produtos químicos e das redes de distribuição de nutrição animal.

 

 

É previsto, também, o monitoramento de indústrias e da distribuição de produtos, medidas que serão realizadas com as associações, focando nas atividades de produção de insumos básicos ou intermediários para serem utilizados em atividades industriais que geram o setor, atividades que produzem insumos agropecuários e atividades de produtos finais.

 

 

A expectativa é que, a médio e longo prazo, sejam efetuados ajustes estruturais, de forma a criar cenários futuros e proposições quanto à impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, mercados e demanda, bem como realizem propostas alternativas e soluções, e efetuem o alinhamento destes cenários com os cenários nacionais e internacionais.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: