sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, recebeu um manifesto de repúdio assinado por 512 artistas, divulgado neste sábado (9). A manifestação se remete à polêmica entrevista concedida pela secretária a um canal de TV na quinta-feira (7).
Durante a entrevista, a atriz proferiu afirmativas minimizando as mortes ocorridas no período da ditadura militar, citou ditadores como Hitler e Stálin, declarou que a pandemia do novo coronavírus “trouxe muita morbidez” e que “não quer arrastar um cemitério”.
Artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Malu Mader, Luis Fernando Verissimo, Paulo Betti, Renata Sorrah, Miguel Falabella, Cauã Reymond, Fafá de Belém, Antonio Prata e Fábio Porchat, foram alguns dos que assinaram o manifesto.
“Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa”, afirma um trecho da carta.
Leia na íntegra o manifesto:
“Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.
Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.
Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.
Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.
Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa.”
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10