sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Mais uma pessoa morre por suposta intoxicação com cerveja da empresa Backer

POR Jornal Somos | 03/02/2020
Mais uma pessoa morre por suposta intoxicação com cerveja da empresa Backer

REUTERS/Washington Alves

O

O número de mortes decorrentes da contaminação após ingerir cervejas da empresa mineira Backer aumentou. A última vítima é o juiz titular da 28ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), João Roberto Borges de 74 anos, Ele estava internado no hospital Madre Tereza em Belo Horizonte. O corpo será necropsiado no Instituto Médico Legal (IML). A presidência do TRT-MG, em comunicado interno, manifestou condolências à família da vítima, e aos servidores das varas em que o mesmo atuou.

 

Cerca de 29 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação por dietilenoglicol, encontrado em amostras de cervejas Backer e analisadas por peritos da Polícia de Minas Gerais. O dietilenoglicol é tóxico e costuma ser usado em sistemas de refrigeração, devido a suas propriedades anticongelantes. Também foi apontado nos exames realizados pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil, a presença de monoetilenoglicol na linha de produção.

 

Os sintomas foram semelhantes em todos os pacientes: insuficiência renal aguda de evolução rápida (ou seja, que levou a pessoa a ser internada em até 72 horas após o surgimento dos primeiros sintomas) e alterações neurológicas centrais e periféricas que pode provocar paralisia facial, borramento visual ou perda da visão, alteração sensório ou paralisia, e outros sintomas. No exame de ao menos três pacientes internados foi acusada a presença da substância dietilenoglicol.

 

Desde que seus produtos passaram a ser apontados como prováveis causadores do que, inicialmente, foi tratado como uma síndrome nefroneural de origem desconhecida, a Backer nega usar dietilenoglicol ou monoetilenoglicol em seus produtos.

 

A cervejaria, devido às suspeitas, foi interditada e a comercialização de seus produtos está suspensa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até o último dia 28, já havia identificado 41 lotes de diferentes rótulos de cervejas produzidas pela Backer com a presença de monoetilenoglicol e dietilenoglicol.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: