sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Caixa Econômica Federal divulgou ontem, quinta-feira (25/8), que os trabalhadores podem consultar e solicitar o saque dos valores referentes ao PIS/Pasep através do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Tem direito a receber os recursos quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada, ou como servidor público entre 1971 e 1988.
De acordo com a Caixa, R$ 24,6 bilhões em cotas do PIS/Pasep estão disponíveis e 10,6 milhões de pessoas têm valores a receber.
A média de valor das cotas é de R$ 2.300, mas o saldo individual de cada trabalhador vai variar conforme o tempo trabalhado entre 1971 e 1988, e também varia de acordo com seu salário na época.
Em 2019, o governo autorizou o saque integral desse recurso. Porém somente em casos específicos como aposentadorias ou doenças graves.
Atualmente o valor pode ser sacado por meio do aplicativo FGTS clicando na mensagem “Você possui saque disponível" e em seguida na aba “Solicitar o saque do PIS/Pasep” ou nas agências da Caixa com os seguintes documentos: documento de identificação pessoal, certidão do PIS/Pasep e declaração de dependentes habilitados.
Fontes: G1
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10