sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Mais de 700 mil contribuintes caem na malha fina do Imposto de Renda

POR Jornal Somos | 10/12/2019
Mais de 700 mil contribuintes caem na malha fina do Imposto de Renda

Ilustração

D

De acordo com informações divulgadas pelas Receita Federal na tarde de ontem, segunda-feira (09), 700.221 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2019 retidas na chamada "malha fina" devido a inconsistências nas informações apresentadas.

 

Quando esta situação ocorre, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros, fazendo com que as restituições sejam pagas somente após a questão ter sido resolvida.

 

Essa quantidade de declarações retidas em malha, corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações apresentadas neste ano e ainda segundo o órgão, desse total de declarações retidas em malha, 74,9% apresentam imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero.

 

Para a Receita, as principais razões que levaram à retenção de declarações em 2019 foram:

 

-Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações com esta ocorrência;

-Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência;

-Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência;

-Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: