quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Mais de 2 mil brasileiros são resgatados anualmente de trabalho escravo

POR Ana Carolina Morais | 18/07/2022
Mais de 2 mil brasileiros são resgatados anualmente de trabalho escravo

Foto: Sérgio Carvalho / MTE - Ministério do Trabalho e Economia

A

Anualmente no Brasil, uma média de 2.609 cidadãos são encontrados e resgatados em trabalho escravo. Nos últimos 20 anos foram mais de 52 mil pessoas retiradas desta situação. Os dados são do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil e foram computados pelo portal de notícias Metrópoles.

 

 

Entre estes brasileiros existe um perfil predominante. De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas (MPT-OIT), dentre a quantidade de resgatados entre 2002 e 2022, 90% eram homens, 60% se autodeclararam pretos ou pardos, 57% nasceram no Nordeste e 93% não chegaram a concluir o ensino básico.

 

 

Além disso, também existe um local com maior pré-disposição para os casos de trabalho escravo, que é a zona rural. Quanto ao ranking de estados com maior incidência desses casos, o Pará (quase 12 mil resgates neste período de 2022 a 2022) está em primeiro lugar, sendo seguido por Minas Gerais (5.696 resgates) e Mato Grosso (4.932 resgates).

 

 

“A maior incidência de casos é verificada na zona rural devido ao sistema de produção adotado pelo país, ancorado na exploração predatória da mão de obra e na degradação do meio ambiente”, explica Luciana Paula Conforti, juíza do Trabalho.

 

 

O número de vítimas do trabalho escravo estava em queda desde 2014, entretanto, acabou voltando a crescer em 2021, com quase 2 mil pessoas resgatadas. Somente neste ano de 2022, entre os meses de janeiro e junho, já foram 500 pessoas retiradas de situação de trabalho análogo à escravidão.

 

 

Uma possível justificativa para este fenômeno, segundo a procuradora do Trabalho e coordenadora nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), Lys Sobral, é a pandemia de Covid-19, uma vez que ela gerou crises na economia, o que resultou no aumento da vulnerabilidade socioeconômica e extrema pobreza.

 

 

(Com informações do Metrópoles)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: