sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mais de 150 candidatos às câmaras de vereadores pelo Brasil adotam ‘Bolsonaro’ e ‘Lula’ como nome

POR Ana Carolina Morais | 28/09/2020
Mais de 150 candidatos às câmaras de vereadores pelo Brasil adotam ‘Bolsonaro’ e ‘Lula’ como nome

Montagem Jornal Somos

A

A corrida eleitoral foi iniciada neste domingo (27) nos municípios brasileiros, e em meio à busca pela aprovação do eleitorado, mais de 150 candidatos ao cargo de vereador por todo o território nacional decidiram adotar o nome de personalidades políticas conhecidas, como ‘Bolsonaro’ e ‘Lula’, para irem às urnas. Segundo especialistas, esta estratégia não garante vitória na disputa.

 

 

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados até ontem, domingo (27), revelam que 82 candidatos utilizaram “Bolsonaro” como sobrenome. Entre estes, há, inclusive, um “Jair Bolsonaro”, que disputa o cargo de vereador em Laranjal do Jari, cidade com 39 mil habitantes no interior do Amapá. No município de Brusque, em Santa Catarina, existe também um candidato pelo PSL que aderiu ao codinome “Donald Trump Bolsonaro”.

 

 

As exceções à lista de pessoas com nome “Bolsonaro” são para o filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro, e para a ex-mulher do presidente, Rogéria Bolsonaro, que estão disputando uma vaga para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e possuem, de fato, tal sobrenome.

 

 

Outro nome político conhecido que também figura as escolhas dos candidatos é o do ex-presidente Lula, onde entre nome único e sobrenome, “Lula” é utilizado por 76 concorrentes ao cargo de vereador por todo o Brasil. Não é possível, nestes casos, identificar se o nome foi modificado somente para as eleições ou se já o possuíam anteriormente.

 

 

Além destes, o nome do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro também foi lembrado, mas em menor quantidade: quatro candidatos decidiram por utilizar “Moro” nas urnas, porém, nesse caso, é possível que o nome seja apenas um apelido, sem ligação direta com a imagem do ex-juiz.

 

 

Com informações do G1

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: